Entrando no Word 2003: Abra o Menu Iniciar, passe o cursor do mouse em todos os programas, depois va em Microsoft Office, e clique em Microsoft Office Word 2003.
ao entrar no Word você verá esta tela:
Vamos estudar agora a estrutura que compoe o Word 2003
1- Barra de títulos: como ja estudamos no começo do curso, a barra de títulos mostra que programa, pasta ou local esta aberto, lembrando que a barra de titulos é um item que compoe a janela, e nao só o programa Word, que é um programa que se abre em uma "janela".
2- Barra de Menu: Ja sabemos tambem que são comandos disponiveis em uma janela para fazer alguma configuração ou alteração, mas os menus variam dependendo de qual janela esta aberta, no caso ée uma janela do programa Word 2003.
3- Barra de ferramentas Padrão: Como o nome diz são ferramentas disponiveis para usar no nosso documento.
4- Barra de formatação: Barra utilizada para fazer a alteração do texto. ( sempre utilizamos a barra de formatação para formatar-mos o texto)
5- Painel de tarefas: Exibe recursos específicos de algumas ferramentas do word, tornando mais fácil e rápido o acesso as informações.
6- Régua: Permitem o posicionamento do texto e demais elementos do Word, bem como sua distribuição no papel.
7- Cursor: Indica a posição em que sera inserido o texto ou algum elemento.
8- Barras de rolagem: Barras onde podemos mover o conteudo da janela de acordo com a sua posiçãao documento, como por exemplo, o número de paginas e o idioma que estamos utilizando.
9- Barra de status: Exibe algumas informações referentes
Toda Criação feita no Word é chamada de documento e é representada na tela pela folha branca ao centro que chamamos de area de trabalho. Toda vez que vamos iniciar a criação de algum documento precisamos primeiro acessar as configurações desta pagina, pois quando iniciamos um novo documento o aplicativo deixa pagina nas configurações padrões.
Configurando Pagina
Primeiro clique no Menu iniciar e depois em configurar página; e a tela de configurações de pagina será exibida.
Ao abrirmos a janela de configurar página, percebemos que essa tela é dividida em 3 abas na parte superior da janela: Margens, Papel e layout.
Na aba Margens, é onde configuramos o tamanho das margens do nosso texto, ou seja, a distancia entre o final da folha e a aréa onde está o texto. Tambem podemos mais embaixo configurar a orientação da Pagina como Retrato (em pé) ou paisagem (Deitado).
Na Aba Papel, podemos configurar totalmente a pagina, escolhendo em "cm" a largura, a altura e o tamanho do papel. (Tome cuidado ao configurar o tamanho do papel pois o Word automaticamente ja escolhe o papel A4 que é o papel mais comum e usado, pois ao escolher um papel diferento do papel que será impresso ocasiona falhas na configuração podendo cortar parte do texto.
Criando um Novo documento
Ao iniciar o word, é exibido um documento em branco, mas tambem é possivel criar um documento com o word ja iniciado. Para isso existem diversas formas das quais veremos a mais comum.
Clique no Menu Arquivo e o comando Novo...
Quando um novo documento é criado desta forma, surge o painel de tarefas novo documento, onde deveremos clicar sobre a opção Documento em branco, que exibirá um novo documento. Como um novo documento foi criado nao podemos esquecer de configurar a página, como visto anteriormente.
Para evitar que a cada novo documento criado tenhamos que efetuar todos esses passos, podemos definir um tamanho de papel como padrão. Para isso basta novamente entrar em Configurar página, escolher o papel adequado, ou o que utilizamos e clicar sobre o botão Padrão... confirmando o desejo de efetuar a alteração, e depois basta clicar em OK. a partir daí todos os documentos criados terão o tamanho escolhido.
Salvando um documento
Após digitar o seu documento, você pode armazana-lo no seu computador, pen drive ou em qualquer outro dispositivo armazenavel, permitindo assim, utilizar o mesmo documento depois. Para isso, clique no Menu arquivo, opção Salvar.
Vejamos:
1- Seleciona o local desejado para salvar
2- Barra de locais, tambem podemos selecionar o local desejado para salvar o arquivo.
3- Coloque o nome do documento
4- Ao clicar em salvar, o documento será salvo.
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